Quem somos

O Redes é uma iniciativa que integra o Poder Público Municipal, a iniciativa privada, organizações do Terceiro Setor e entidades de formação de Rondonópolis – MT para promover a inclusão e a formação de Pessoas com Deficiência e Jovens Aprendizes no mercado de trabalho local, por meio de quatro pilares:

Os quatro pilares do Redes

Arquitetura do Redes

Aprimoração da comunicação e integração dos diversos públicos envolvidos.

Formação

Cursos, formação de lideranças e expansão do repertório cultural.

Empregabilidade

Informações sobre vagas, repasse de currículos e aproximação das empresas com os jovens e pessoas com deficiência.

Sensibilização

Atividades de aproximação do público com a realidade do jovem e da pessoa com deficiência.

Como funciona?

Esse trabalho se dá a partir de reuniões, pesquisas qualitativas e quantitativas e seminários de sensibilização, em que construímos ações práticas de aproximação dos PCDs e Jovens com as empresas, universidades e entidades formadoras.

Realizamos ações de ampliação do repertório cultural, formação e encaminhamento destes profissionais para processos seletivos, assim como comunicação de oportunidades e de conceitos de inclusão destes públicos. Temos reuniões gerais do Redes bimestralmente, e reuniões em videoconferência com os grupos de trabalho.

Vantagens

Além dos avanços sociais gerados aos beneficiários diretos, jovens e pessoas com deficiência, e o empoderamento dos municípios, essa iniciativa proporciona ganhos institucionais aos integrantes do Redes e melhor otimização de recursos e oportunidades geradas nessa área.

Há, também, a geração de um canal mais eficiente para as empresas que estão submetidas às leis número 10.097/2000 e 8.213/91, cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência, respectivamente.

Conheça as leis de cotas

Juntamente com o decreto Federal nº 9.579/2018, essa lei determina que as empresas de médio a grande porte, ou seja, que tenham a partir de 50 funcionários para o comércio e serviços e 100 funcionários para a indústria, devem contratar de 5% a 15% de jovens aprendizes em trabalho e/ou estágio, com funções efetivas e responsabilidades relativas às suas funções dentro de cada companhia.

Considera-se jovem aprendiz aqueles que possuem entre 14 e 24 anos incompletos, ou seja, aquele que ainda não completou 24 anos. O programa pode durar no máximo 2 anos e prevê apenas postos em que não são exigidas formações de graduação e que não comprometem a segurança, rendimento escolar e integridade do jovem. Além disso, os horários não devem se chocar com as aulas.

Seu objetivo é criar condições para que, especialmente, jovens de baixa renda e de famílias em condições sociais desfavoráveis possam ter oportunidades de ingressar no mercado de trabalho e conquistar renda e estrutura material para avançar socialmente.

Ler íntegra da Lei da Aprendizagem - Link abre nova aba

Essa lei aborda os Planos de Benefícios da Previdência e trata também da contratação de pessoas com deficiência. Por meio dela, no Artigo 93, as empresas com 100 ou mais funcionários estão obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados pelos INSS, ou pessoas com deficiência, na seguinte proporção:

  • até 200 funcionários: 2%
  • de 201 a 500 funcionários: 3%
  • de 501 a 1000 funcionários: 4%
  • de 1001 em diante funcionários: 5%

Desta forma, a legislação atua para abrir espaços no mercado de trabalho para um grupo social que ainda sofre de uma percepção equivocada por parte da sociedade, que os enxerga mais pelas deficiências, do que pelas suas habilidades.

Ler íntegra da Lei das Pessoas com Deficiência - Link abre nova aba

Como nos organizamos?

A organização do Redes foi construída aos poucos, em conjunto, nas reuniões gerais. Temos hoje dois comitês e diversos grupos de trabalho totalmente voluntários. Ser membro do Redes não resulta em nenhum custo financeiro, logo, quaisquer atividades realizadas por nós, também não resulta em fins lucrativos.

Ilustração Comitê Diretivo

O Comitê Diretivo é o principal órgão organizador. As decisões são tomadas sempre em conjunto nas reuniões gerais bimestrais.

Este comitê é formado por pelo menos uma instituição de cada área, setor público, iniciativa privada, órgão de formação e 3º setor.

Ilustração Grupos de Trabalho

Cada uma das ações possui seu próprio Grupo de Trabalho (GT) que pensa em como colocar estas ações em prática. Cada GT possui um líder que deve reportar o andamento da ação para o Comitê Diretivo.

Ilustração Comitê de Comunicação
O Comitê de Comunicação é formado por integrantes das equipes de comunicação das instituições com o objetivo de atender as demandas da mídia regional e nacional a respeito do projeto. Veja todas as matérias já publicadas no site da Fundação Bunge – link abre site da fundação em nova aba.

Conheça quem faz parte do Redes

Os membros do Redes são aqueles que se comprometem com o nosso objetivo: a empregabilidade de jovens aprendizes e pessoas com deficiência.

Este compromisso foi estabelecido por meio da assinatura da Carta de Intenções, ainda em vigor, e também pela assinatura da Carta de Adesão, novo instrumento criado para este fim. Ser membro do Redes, participar dos eventos e/ou ter acesso as nossas informações não possui nenhum custo. Possíveis despesas são discutidas anteriormente em grupo e assumidas voluntariamente.

Seja um parceiro

Os membros do Redes são aqueles que se comprometem com o nosso objetivo: a empregabilidade de jovens aprendizes e pessoas com deficiência.

Ir ao topo da página